Com base na minha percepção, Portugal tem vindo a perder, nas últimas décadas, inúmeras espécies de árvores de fruto. Já muitos devem ter ouvido falar de frutos deliciosos que um avô ou avó, etc., tinham na sua antiga quinta, ou de uma árvore que dava uns frutos excelentes e que morreu, e que agora ninguém sabe onde encontrar outra igual. A isto acresce o facto de que, tanto quanto sei, não existir em Portugal - paradoxalmente - um "Jardim Botânico" exclusivo para árvores de fruto. Pois bem, é tempo de agir!
Megulhia aérea:
Uma das formas mais simples de reproduzir uma árvore, exactamente igual, consiste na megulhia aérea, ilustrada na sequência de imagens acima (de cima para baixo). Este método consiste em colocar terra em torno de um tronco de forma a que se desenvolvam raízes, e, deste modo, se consiga criar uma planta independente.
De forma a maximizar o sucesso desta técnica, convém:
- ir cortando o tronco (ligação à árvore mãe, na parte de baixo do "garrafão"), lentamente ao longo dos meses, de forma a incentivar a criação de raízes.
1 comentário:
Olá Nuno,
Na França foram criados os Ecomuseus exatamente para preservar as espécies de maçã e outras frutas cujas variedades estavam desaparecendo com as monoculturas. Mãos a obra!
Enviar um comentário