terça-feira, 8 de novembro de 2011

LÁPIS VIARCO AROMATIZADOS






1 comentário:

Nuno Miguel Carvalho disse...

A importância das marcas industriais:

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Portugal nos últimos anos assistiu de forma passiva ao desaparecimento de inúmeras marcas nacionais, algumas eram únicas, ou seja, eram a única empresa portuguesa a fabricar/fornecer esse produto, tais como:

MOLIN - Material de escrita e desenho
MABOR GENERAL - Pneus
UMM - Veículos automóveis (Jipes)
PORTARO - Veículos automóveis (Jipes)
SOREFAME - Concepção e fabrico de comboios
CASAL - Motos

Por outro lado foram atribuídos subsídios a inúmeras empresas estrangeiras que, ao fim de poucos anos, fecharam (indo para outros países).

Quando uma empresa deste tipo desaparece não são apenas os postos de trabalho que se perdem: são técnicas e conhecimentos acumulados e aperfeiçoados ao longo dos anos que se perdem (know-how); outro aspecto importante reside na perda de elementos que de certa forma servem de identificação do país.

Sou da opinião que este assunto deveria ser alvo de uma maior atenção por parte do governo, nomeadamente nos casos em que a marca nacional na iminência de desaparecer fosse a única (em Portugal) a fabricar esses produtos. Nestas situações o estado deveria intervir, de modo a evitar o seu desaparecimento, invocando o interesse nacional.
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Fonte:
Blog Vantagem Comparativa
http://vantagemcomparativa.
blogspot.com/
post de 12 de Dezembro de 2007